Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
E o que é que o crowdfunding ou financiamento colectivo, tem a ver com o mundo da música? Bem, já lá vamos, antes disso, o que é essa coisa do financiamento colectivo. Para a Zarpante:
O financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o ato de arrecadar dinheiro, em troca de recompensas, para realizar projetos por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento: amigos, família, fãs, empresas, associações... É uma nova tendência mundial para financiar projetos artísticos. Graças ao financiamento coletivo, cada vez mais pessoas poderão expressar-se, democratizando o mercado da cultura. Zarpante
Portanto e assim de repente, tem tudo a ver com o mundo da música. Não sendo certo que funcione em todos os casos, certo é que abre um leque importante de oportunidades para artistas e não artistas financiarem os seus projetos. No caso dos músicos, bandas, editoras ou outros, são várias as possibilidades. Eis algumas delas:
1. Gravação e produção de discos - Pedir o apoio dos fãs para a gravação de um novo disco, já não é uma novidade, enquadrada ou não em plataformas de crowdfunding. Tal como nos restantes casos, é importante pensar bem no sistema de recompensas.
2. Edição e distribuição de discos - Outra aplicação deste sistema tem a ver com a edição e distribuição dos discos. A recompensa fica aqui facilitada, uma vez que girará certamente em torno dos discos e suas edições especiais; incluindo edições em vinil. Somando umas entradas em concertos e uns packs especiais de merchandising, a oferta fica completa.
3. Produção e realização de tournées - É outra boa possibilidade, esta do apoio à produção e realização de tournées. Entradas para concertos poderão ser a base das recompensas.
4. Promoção de discos e tournées - Em conjunto com alguns dos pontos anteriores, a promoção de discos e tournées pode ser aqui também incluída.
5. Produção de espectáculos específicos - O crowdfunding pode também ser utilizado para o financiamento de espectáculos mais específicos, mais ou menos conceptuais.
6. Realização de videoclips ou documentários - Claro, também o financiamento de videoclips ou documentários pode surgir via financiamento colectivo. Para além de outras recompensas já aqui referidas, participar no filme seria sempre agradável.
7. Gravação e edição de DVDs - Tal como o CD, também a gravação e edição de DVDs pode ser estimulada via crowdfunding.
8. Serviços de arte e design - A contratação de serviços de arte e design, (grafismos; logótipos; websites; etc.) podem ter também no financiamento colectivo uma boa solução.
9. Criação de merchandising - Se têm um projecto excelente para a criação de uma linha de merchandising mas não existe capital para o seu desenvolvimento, então porque não fazer uma campanha de crowdfunding? Entre t-shirts e canecas, alguma recompensa se há-de arranjar.
10. Financiamento de eventos - Obviamente, também eventos ou festivais podem ser financiados desta forma.
Para finalizar e tendo como referência as 10 possibilidades apresentadas, referir ainda que estas podem ser combinadas de múltiplas formas.