Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Para se estar online é necessário saber estar; estar de uma forma equilibrada e coerente. Não vale a pena estar presente numa dúzia de redes sociais, se depois não temos tempo nem capacidade para responder às necessidades de cada uma. É certo que músicos e bandas têm hoje na Internet uma poderosíssima ferramenta de promoção. Mas é igualmente certo que quando mal utilizada, esta vira-se rapidamente contra nós. Geralmente, de uma forma bem mais acutilante e destruidora. Ainda que sejam muitas as soluções, aqui fica a minha proposta, são 10 plataformas sociais para músicos e bandas marcarem presença:
Facebook (geral) - Não serão necessárias muitas palavras. É a rede social do momento. Muitas bandas têm mesmo utilizado o Facebook como única e principal presença na rede - não o aconselharia de todo. Poderá e deverá ser igualmente um centro de partilha da informação disponibilizada pela banda noutros meios e redes.
Twitter (geral) - Tal como o Facebook, o Twitter faz parte das redes sociais obrigatórias. Muito se pode dizer com apenas 140 caracteres.
Google+ (geral) - Não é ainda tão poderosa como as anteriores mas já está à espreita. Um dia, quando o facebook baquear, o Google+ vai estar a postos para tomar a liderança. Para além de perfis pessoais, o Google+ já aceita páginas para instituiçõs e afins.
MySpace (música) - Não é o que era mas está longe de estar morto. Com uma imagem muito mais clean, continua a ser uma interessante plataforma social.
ReverbNation (música) - Semelhante ao MySpace, o ReverbNation vem munido de uma série de ferramentas de apoio à gestão de carreiras de músicos e bandas.
Palco Principal (música) - Semelhante às duas anteriores mas de produção nacional. Também com versões brasileira, caboverdiana, moçambicana e angolana.
You Tube (vídeo) - Já o tinha dito antes é também fundamental marcar presença no You Tube.
Instagram (fotografia) - Pode ser uma plataforma importante para a interação com os fãs; os instantâneos de uma banda. Tal como noutros casos, as fotos poderão e deverão ser partilhadas nas principais redes sociais da banda, como o Twitter, o Facebook e o Google+.
LinkedIn (profissional) - Sendo uma rede profissional faz também todo o sentido. Não tanto para promoção da banda, mas para encontrar aquele técnico, aquele produtor, aquela editora, etc..
Tumblr (blogue) - Sendo uma plataforma de microblogging é também ela uma rede social. A sua simplicidade e tipos de artigos disponíveis, adaptam-se claramente às necessidades de um músico ou uma banda. Sendo igualmente uma rede social, é possível seguir outros blogs e ser seguido.