Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Genericamente, não há razões importantes para uma banda não estar no Twitter, da mesma forma que está ou deverá estar no Facebook. Mas atenção, a ideia deste artigo não é comparar as duas redes sociais, cada uma tem as suas virtualidades, a ideia é mostrar que o Twitter, dadas as suas características, é também ela uma rede social de inequívoco interesse para músicos e bandas. Sendo uma rede virada especialmente para a interação social, o facto é que esta é também uma excelente ferramenta de promoção; pura e dura.
Em todo o caso, antes das 10 razões, dois pontos prévios:
a) Nada disto tem efeito, sem antes se ter uma base sólida de seguidores. E uma boa forma de iniciar o processo é começar a seguir pessoas e entidades que nos interessem. Há uma boa probabilidade de nos começarem a seguir também.
b) Neste processo inicial, já convém ter alguns tweets (entradas de texto) no perfil. Esta coisa de querer que nos sigam sem ter nada para seguir, não é mesmo grande ideia.
Agora sim, as razões:
1. É muito simples de utilizar, muito clean, sem os joguinhos e convites a toda a hora do Facebook.
2. De tão simples que é, não dá muito trabalho. Até porque só dá mesmo para textos com 140 caracteres, no máximo.
3. Está lá toda a gente; o Obama, o Cavaco, o CR7, editoras, fãs, etc. Porque razão não há-de lá estar a sua banda?
4. Promove uma comunicação verdadeiramente instantânea, a interacção dá-se num flash.
5. É uma rede social promotora do diálogo; menções e interações dão uma grande ajuda.
6. Por tudo isto, é particularmente interessante para interagir com os fãs.
7. Mas não é só conversa. Hoje, já facilmente se tweeta um vídeo e uma fotografia. O que faz toda a diferença.
8. Tudo na Internet, ou quase tudo, está feito para ser partilhado no Twitter - algumas aplicações permitem mesmo uma partilha automática. Basta um clique...
9. E também tem uma caixa para mensagens diretas, tipo e-mail. Ito para conversas particulares...
10. Simplicidade tornada acessibilidade; tweeta-se facilmente por telemóvel, tablet, SmartTV, etc...