Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



nome de uma banda

 

Mais ou menos complicada, é uma tarefa importante, esta da escolha do nome para um projecto ou para uma banda. Ao início, até poderá não parecer tão importante assim, mas se eventualmente algum reconhecimento começar a bater à porta, vão certamente arrepender-se de algumas más escolhas. Depois, mais importante se torna este assunto quando o enquadramos na Internet. Nesta era do Grande Google, onde tudo precisa de estar online, e para ser encontrado tem de estar à mão de semear, mais importante se torna encontrar um nome que possa ser facilmente encontrado online.

 

A escolha do nome para um projecto passará sempre por um processo pessoal, e por isso não há soluções miraculosas que clarifiquem desde logo esse processo, ainda assim, há algumas dicas que podem ser dadas, sabendo que mesmo essas, nunca poderão ser levadas 100% à letra, uma vez que a sua aplicação dependerá também em parte do contexto em causa.

 

Entre verbos, substantivos, adjectivos e advérbios, entre outros, alguma luz nascerá. Estes podem ser compostos por uma ou mais palavras, já existentes ou não no nosso dicionário, ou mesmo por acrónimos. Muitas vezes, o nome de uma banda  passa mesmo pela criação de novas palavras ou expressões, seja por justaposição ou aglutinação ou mesmo pela criação de novas formas, transformando palavras já existentes (Ex: Inztynto).

 

Sobre o processo, cada um terá o seu, naturalmente. Faça-se um brainstorming onde cada elemento da banda lança palavras ou expressões favoritas, seja tirando palavras aleatoriamente do dicionário, seja combinando as várias palavras favoritas, todos os processos são aceitáveis, pedindo-se apenas que no fim, o resultado tenha algo de criativo. Depois, relativamente importante, é que este nome ou expressão possa ter algo a ver com o universdo e a história da banda e das pessoas que a compõem; objectos, sentimentos comuns, situações específicas vividas, locais, private jokes, etc..

 

Presumindo que já existem algumas ideias, segue então uma espécie de checklist com 25 pontos para testar a eventual força do vosso nome. Quantos mais SIM, maior a probabilidade de terem encontrado o nome para a vossa banda.

 

1. Têm a certeza que não existe no mundo uma banda com um nome igual? Pelo sim, pelo não, esta ferramenta de pesquisa de nomes em redes sociais pode dar uma ajuda.

2. Têm a certeza que não existe uma banda com um nome até parecido, mesmo foneticamente? Vá lá, "YouToo" não é um bom nome...

 

3. É uma palavra ou expressão original, criada mesmo pela banda?

 

4. Não sendo nova, a palavra ou expressão que escolheram é bastante incomum?

 

5. O nome que escolheram tem a ver em algum aspecto com a banda, com as suas características, a sua história?

 

6. Evitaram incluir caracteres esqusitos no nome? Por caracteres esquisitos entenda-se #!@$:%$?).] e outros, mesmo gostando muito dos :papercutz.

 

7. O nome escolhido soa bem ao ouvido, sendo mesmo algo musical?

 

8. É um nome também ele visualmente atractivo?

 

9. Evitaram confusões no uso do nome e de uma eventual sigla? Os MAU são só MAU ou ainda são também M.A.U. de Man And Unable?

 

10. É um nome fácil de pronunciar? Nomes impronunciáveis não são boa solução...Uaninauei ao início não foi fácil e como é, ZSCHTOG?

 

11. É um nome simples, fácil de memorizar?

 

12. Evitaram a associação ao nome de marcas já existentes?

 

13. Evitaram escolher como nome da banda, o nome de pessoas famosas, vivas ou mortas? Bem sei que os escoceses Franz Ferdinand já se sobrepõem ao Arquiduque austro-húngaro e que mesmo o "português" Walter Benjamin (aka Luís Nunes) já aparece nuns honrosos 3º e 4º lugares no Google.

 

14. É um nome fácil de escrever? Confesso que este só lá vai com copy/paste: dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS.

 

15. Acham que é um nome sexy para os futuros fãs da banda?

 

16. Evitou o "O" ou o "A" antes do nome, em inglês o famoso "The"? Sei que esta é particularmente discutível e que um "The" fica quase sempre bem em nomes curtos, mas em português, o "O" ou o "A" só criam constrangimentos à escrita.

 

17. É uma palavra ou expressão que tem a ver com o universo sonora da banda?

 

18. Evitaram números como nome da banda? Os 2008 agora já são doismileoito mas como pesquisar o projecto 6?

 

19. Para além dos "caracteres esquisitos", evitaram outras especificidades gráficas, como a utilização especial de minúsculas e maiúsculas? Nomes que se devem escrever só com minúsculas ou maiúsculas ou nomes que integrem na sua composição jogos entre elas. O exemplo do 14 também serve aqui.

 

20. Evitaram nomes que sejam também títulos de livros famosos, filmes ou eventos importantes? Complica os resultados no Google...

 

21 Evitaram palavrões e outras "alhadas" mais comuns? Bem sei que os Vai-te Foder se estiveram a marimbar para isso.

 

22. Evitaram a escolha de um nome demasiado longo? Neste e noutros critérios, os fantásticos Filii Nigrantium Infernalium ficam um pouco aquém.

 

23. E evitaram nomes demasiado curtos? Para melhores resultados nas pesquisas do Google, a teoria SEO aconselha nomes com duas palavras.

 

24. Confirmaram se o domínio já estava tomado na Internet? Podem confirmá-lo AQUI.

 

25. Experimentaram googlar o nome pretendido sem terem aparecido ligações diretamente relacionadas com esse nome? Se já aparecem muitas ligações com esse nome, poderá vir a ser algo difícil ganhar notoriedade nas pesquisas do Google.

 

Ficha de leitura:

0 - 5 Sim - Tentem lá de novo, agora a sério. O nome que escolheram é simplesmente deplorável. Deve ter sido "Os Internet", não?

6 - 10 Sim - Tentaram, é verdade, mas não conseguiram. Aliás, estão muito longe. Se virem que está mesmo difícil, convidem uns amigos e umas amigas para um brainstorming.

11 - 15 Sim - Falta um quase para o quase. Já há algumas ideias mas o mais certo é não conseguirem ainda sobressair no emaranhado de nomes devolvidos pela pesquisa do Google. Insistam, insistam...

16 - 20 Sim - Estão quase lá, diria mesmo que o nome escolhido já é bastante aceitável, sabendo que dificilmente existirão nomes com os 25 SIM. Em todo o caso, não perdem nada em insistir mais uma vez ou duas vezes.

21 - 25 Sim - Palavras para quê, é isso mesmo! Eu comprava já um domínio e começava a fazer o website da banda. Quero dizer, o melhor mesmo é começar a fazer música que sobressaia.

 

Ok, não está a ser mesmo nada fácil. Muito bem, uma última oportunidade, cheia de boa disposição. Infelizmente, resulta melhor para nomes em inglês. Ora testem lá:

http://www.bandnamemaker.com/
http://www.musicindustryhowto.com/band-name-generator/
http://www.newbandname.com/
http://www.namenerds.com/uucn/randband.html
http://heavystrife.tekcities.com/namegen.html

 

Para terminar e agora mais a sério, dizer que o nome de uma banda é como a sua marca no mercado e como tal, é assim que deve ser tratada no meio musical. Com diferenciação e muito zelo na preservação do seu capital de reconhecimento já adquirido.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:38


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Pesquisar

  Pesquisar no Blog





Comentários recentes

  • Anónimo

    Are you an individual businessman or a business or...

  • Anónimo

    COMO OBTER MEU EMPRÉSTIMO DESTA GRANDE EMPRESAOlá ...

  • Anónimo

    КАК ВЗЕМЕ МОЯТ ЗАЕМ ОТ ТОВА ВЕЛИКА КОМПАНИЯЗдравей...

  • Paulo

    Casa blog mais legal que o outro hein.Sensacional ...



Mensagens

subscrever feeds